Depende do pediatra...

Há já algum tempo que deixei de ler mensagens em fóruns/facebook/ blogs com questões dedicadas aos cuidados à primeira infância. Depois de uma ronda pelas perguntas do dia, não conseguia deixar de me sentir indignada com o senso comum da maioria das respostas e só contorcendo os dedos não respondia um qualquer impropério que me assaltasse o espírito. Ainda me lembro de muitas dessas perguntas/respostas, tal como, da resposta que eu daria se me fosse possível.

A resposta que mais confusão me fazia - e que se aplicava a todo o tipo de perguntas - era "depende do pediatra". Aliás, uma pesquisa no google com essa mesma expressão "depende do pediatra" é elucidativa do quanto a vida dos bebés portugueses depende dos pediatras. Sem pediatras, parece-me, nem sequer haveria bebés!


- devo dar banho ao meu bebé todos os dias?
- depende do pediatra

- devo dar água ao bebé?
- varia de pediatra para pediatra

- com que frequência deve um bebé ir ao pediatra?
- isso, claro está, depende do pediatra

- o meu bebé já pode comer um ovo inteiro?
- depende do pediatra

- a introdução dos alimentos é aos 4 ou aos seis meses?
- a introdução dos alimentos depende dos pediatras

- devo vacinar o meu filho contra o virus da gripe'
- depende do pediatra

Para mim, o cúmulo foi atingido quando uma mãe perguntava se devia puxar e esticar a pilinha do seu bebé para evitar futuras cirurgias. Umas mães respondem que sim porque o pediatra disse para o fazer, outras mães dizem que só depois de o bebé fazer um ano pois foi assim que o pediatra disse e, outras ainda, esticavam a dita todos os dias no banho pois, (adivinhem?) o pediatra disse que assim é que é, mexer na pilinha do menino quando e pele está "molinha" na água do banho é que é!. Moral da história, concluíram as mamãs no dito fórum que mexer ou não na pilinha depende do pediatra! Oh minhas senhoras, a deixar tal decisão depender de alguma coisa, não seria de convir que essa coisa fosse a pilinha do bebé e não a pilinha do pediatra?

Bem, hoje, dei comigo a pensar "isto sim, depende do pediatra"



3 comments:

  1. e quando na verdade, mt poucas mães seguem o que os pediatras dizem ;)

    ReplyDelete
  2. Puxa, achei que era especialidade brasileira!

    'o pediatra mandou' me dá coceira rs

    ReplyDelete