"Em muitas escolas os professores são como garrafas de leite e os alunos como copos vazios em fila. O leite é despejado nos copos.
Na altura do teste/exame os copos despejam o leite de volta para a garrafa e no fim temos 30 copos vazios sujos e uma garrafa de leite cheia de leite vomitado
."

 É uma boa metáfora para os trabalhos que os alunos me entregam no final do semestre.
M. Rosenberg em "Konflikte lösen durch gewaltfreie Kommunikation", Herder 04
"Ser professor é semelhante ao ser operador turístico. Para mim ensinar é dar aos alunos vontade de viajar.
Os operadores turísticos apresentam-lhe vários destinos e também pode recomendar qualquer coisa, mas nunca lhe dizem qual o destino que deva escolher.
Os operadores turísticos não esperam que os seus clientes viajam todos juntos, nem que vão todos para o mesmo sítio. E os operadores turísticos organizam a viagem e tratam das questões organizacionais, mas eles não viajam com os clientes
."
M. Rosenberg em "Konflikte lösen durch gewaltfreie Kommunikation", Herder 04
Mas eu quero ser operador turístico e guia, daqueles que acompanham para todo o lado, que dão pulos de alegria e andam sempre bem dispostos fazendo as viagens inesquecíveis. Quero viajar com os meus clientes e gostar do que eles gostam.

Quando os meus pais me ofereciam livros mas nem os liam, nem me queriam ouvir falar sobre as maravilhosas histórias que eles continham, eu ficava triste e até hoje essas mesmas histórias, inicialmente tão fantásticas, deixam um amargo na boca. Enquanto criança também teria gostado que os meus pais tivessem sido dos operadores que viajam com os clientes.
 Citações partilhadas por Natália Fialho no grupo de Facebook Sobre Ensino Doméstico.
Comentário meu, no mesmo grupo.

No comments:

Post a Comment