O meu relato de parto - As primeiras horas de vida

Enquanto me retiravam a placenta (que saiu inteira) e reparavam os muitos rasgões internos do parto o meu bebé gritava numa mesa ao lado e o nosso campo de visão estava tapado pelos corpos das duas enfermeiras que o manuseavam.

Findos os procedimentos médicos quer à mãe, quer ao bebé, começaram a levar-me para outra sala. A sala de parto onde me encontrava era então necessária para uma das muitas parturientes que esperavam a sua vez de trazer os seus bebés ao mundo.

Nesse momento pedi o meu filho para ele poder mamar mas tal foi-me negado. Insisti tanto que acabei por gritar que o bebé era meu e eu é que sabia o que era melhor para ele e lá mo colocaram ao colo bem enroladinho numa mantinha e "enfraldado".

Ainda no corredor e a caminho do recobro comecei a dar mama ao Sebastião e foi uma grande confusão. Eu tinha dores, ele chorava, a cama a mover-se ... os dois sem perceber nada do assunto e em movimento!!!!!!!

Em nenhum momento um elemento da equipa médica me explicou como dar de mamar ou me deu tempo e espaço para o fazer com calma.

A sala do recobro era um conjunto de camas vazias, tudo muito apertado, cheio de luz forte e em frente a uma secretária enorme onde vários médicos se revezavam para ir à Internet que (espantem-se) não estava a funcionar (aliás, fiquei a saber que nunca funciona o que é uma vergonha!!!! - Dizem eles). Na tal sala (que também é escritório, sala de lazer e sabe-se lá mais o quê) estava eu, o meu filho e mais uma puérpera que perguntava porque é que eu tinha o bebé e ela não (o bebé dela chegou logo, logo a seguir). Também aqui ninguém nos ajudou na amamentação. Aqui até foi mais caricato porque parecia que nós nem existíamos (tal era a loucura da Internet e intranet).

Num dado momento sentia muitas dores por estar sempre na mesma posição e pedi ajuda a uma das enfermeiras que estava de passagem. Queria ajuda para me virar e ela Segurou no Sebastião e quando eu pensava que me ia ajudar, saiu pela sala fora sem dizer palavra e levou o menino com ela. Passou o que me pareceu ser uma eternidade com o bebé a chorar numa sala ao lado e eu sozinha à espera de perceber o que se estava a passar.

Quando a enfermeira voltou deu-me uns puxões valentes na barriga, magoou-me à farta sempre sem dizer uma palavra e o bebé sempre a chorar na sala ao lado.

Findo o martírio dos coágulos, a mesma enfermeira solicitou uma arrastadeira e mandou-me (mandou mesmo de forma rude) urinar só que eu não conseguia fazer aquilo com dores, naquela posição e com assistência de modo que a simpática auxiliar que trazia a arrastadeira disse umas quantas coisas também nada simpáticas e deixou-me a implorar por água para beber, uma torneira aberta e um pouco de privacidade antes de avançarem com a nova algália que olhava para mim na cama ao lado. parece-me estranho que se deva urinar em tais condições e sem ter bebido água nas últimas horas mas talvez alguém me saiba explicar porque se procede desta forma?

É sabido que se deve fomentar a amamentação nos primeiros 30 minutos de vida. É também sabido que a amamentação do recém-nascido ajuda a expulsão da placenta, e facilita a vinculação mãe filho. Porque ainda não facilitam este momento tão importante?

Entre o nacimentos e os primeiros momentos de paz e intimidade com o meu filho passaram quase 4 horas.


2 comments:

  1. Ó querida, lamento tanto. Infelizmente no serviço público é mesmo assim, embora haja excepções. Mãe e filho são tratados como gado.
    O que importa é que passou e agora já estão nos braços um do outro.
    um beijo grande

    ReplyDelete
  2. Minha querida, não consigo evitar que me caiam as lágrimas ao ler este post...
    Lamento tanto, tanto por ti e pelo teu filhote... Um momento que devia ser de paz, de amor e de carinho, correr assim... dessa forma fria, ainda por cima ser tratada assim por mulheres, que supostamente terão passado pelo mesmo, e deviam ter mais empatia e respeitar o momento...
    Não é anedótico, de tão ridículo que é, mas agressivo e impensável! Por isso queria mesmo que houvesse o debate sobre o Nascer em Portugal! Para que as pessoas reflectissem sobre o que se está a passar e pudessem alterar comportamentos no atendimento às parturientes e puérperas. Afinal, se há progresso, porque parece no final que as máquinas mais importantes que nós?
    Um grande abraço e lembra-te que já passou tudo e que agora ele está nos teus braços...

    ReplyDelete