Um ano de conversas sobre amamentação.

Agora que se comemora a semana do aleitamento materno, vou partilhar alguns comentários e conselhos que tenho ouvido desde a gravidez e que de tanto se repetirem, penso que podem ser referidos como "conversa padrão" para este
tema:


Durante a gravidez:


- vais amamentar ou dar biberão?
- amamentar, claro!
- vais se tiveres leite


depois do parto:
- qual é o leite que dás?
- nenhum, só mama!
- e ele não fica com fome? e dorme a noite toda? ai pois, se desse um
biberão já dormia a noite toda! e o pediatra aceita isso? (!*!?*!?%) e
ele está a crescer bem? Atenção, o puto é grande e gordo!)


- de quanto em quanto tempo é que ele mama?
- não sei
- não sabes?
- não, não conto
- mas como é que não contas? deves saber mais ou menos.
- não, não sei. mama sempre que lhe apetece
- e como é que sabes que lhe apetece? sabes porque já passaram 3 2
horas ou 3 horas!
- não, eu não dou de mamar sempre que o relógio dá sinal. eu dou de
mamar sempre que o meu filho dá sinal
- e que sinal é que ele dá? tão pequenino, ele sabe lá o que quer!
- ele dá sinais, vira-se, faz ruídos, mete os dedos na boca, abre e
fecha a boca. procura a mama no braço, na camisola. são tudo sinais de
mama.
- e chora?
- não, nunca espero que ele chore para lhe dar de mamar.
- ai pois, mas tem que chorar. chorar faz bem, abre os pulmões! se
esperares que ele chore já consegues ter mais tempo entre mamadas.


depois dos 3 meses:
- já come?
- não só mama!
- e não fica com fome? e o ferro, fica sem ferro? ai que ele fica
doente! mas isso não pode ser, já tem que comer. ficas muito cansada!
e de noite? o quê, acorda para mamar? já devia dormir 8 horas
seguidas, no mínimo! claro, só mama, tá sempre com fome.


- se só bebe do teu leite, então tiras o leite para lho darem?
- não, só mama ao peito!
- o quê? ai está muito dependente! isso é uma escravatura! mas não
tens um momento de descanso! não vais ao cinema? e a um concerto! e
jantar fora! ai a tua vida sexual assim acaba, isso não pode ser. e o
teu marido? aceita? tens sorte, se fosse outro não aceitava! E ele não
tem ciúmes? há homens que tem ciúmes de um miúdo tão grande amamentar!


depois dos 6 meses:
- ainda mama, mas agora já come?
- não, só mama. Às vezes brinca com a comida!
-credo, mas já tem dentes, as crianças com dentes não deviam mamar.
não te morde? e não te dói? ai que mal habituado, é mimado e
dependente. mas vais fazer sempre tudo o que ele quer e como ele quer?
tens que parar com isso. ele devia era estar na creche para
socializar com outras crianças em vez de andar sempre agarrado à
mama.


e a chupeta, não tem chupeta?
- não. não quero que ele faça da chupeta uma mama!
- o quê??? é ao contrário mulher, ele faz é da tua mama uma chupeta!
- isso não pode ser porque antes de existirem chupetas já existiam
mamas!
- ai é, então se não tem chupeta chucha no dedo!
- não, chucha na mama!
- mas vai chuchar no dedo, mais cedo ou mais tarde vai chuchar no
dedo.
- não, vai chuchar na mama

- mas qual é o teu problema com as chupetas?! não me digas que também
fazem mal ao miúdo?!
- fazem, deformam o maxilar e são substitutos de mama. ele não
necessita de me substituir porque eu estou sempre por perto.
- mas de noite tem um "doudou"?
- não
- uma fralda?
- não
- faz "assim" com o dedinho no lençol?
- não
_ NÂO????? mas como é que ele faz para adormecer?
- mama na mama (LOL)


depois dos 12 meses:
- até quando é que ele vai mamar?
- até quando ele quizer
- e se ele quizer até aos 4 anos?
- mama até aos 4 anos
- (cara de repugnância) mas isso é muito. já vai ser um rapaz grande.
depois morde-te. depois ficas doente. tu não aguentas isso. mas qual é
a vantagem? para que é que serve dar de mamar tanto tempo? deixa que
ele te comece a dar dentadas e depois vem falar comigo. a ver se
continuas a dar de mamar quando ele te morder, ai continuas!!!!

(no dentista, dito pela dentista) isso é bom mas é para as pretas em África, coitadas, não tem leite em pó. Aqui não se justifica!

Ai que a rapariga é uma vaca leiteira! quem diria, tão pequenina e é uma vaca leiteira! (esta foi alto e bom som para toda a gente no escritório ouvir)

6 comments:

  1. Gente ignorante, é por isso que temos o país que temos!! Parabéns Cátia!!

    ReplyDelete
  2. olá Carla,

    queres passar para o papel "5 meses de conversas sobre o parto em casa"? aposto que tens muito que contar :)

    beijinhos

    ReplyDelete
  3. Lindo!
    Já ouvi essas e outras. Vou pôr um link no meu blog para este post e acrescentar as minhas...
    bjs

    ReplyDelete
  4. Credo :s não há paciência para gente ignorante :|

    ReplyDelete
  5. Estou siderada com a parvoíce das pessoas. E eu que julgava que as pessoas só eram parvas com donas de cães! Eu nunca chuchei na chupeta e não sou retardada. LOL
    Beijinho à sua paciência.

    ReplyDelete
  6. A parte boa da amamentação é que depois dos 12 meses, provocamos tanto expanto nas pessoas que já não tem coragem de dizer nada. Só as mães que amamentaram até mais tarde dão um olhar ou palavra amiga. Os restantes mortais remetem-se ao silêncio do descrédito. No máximo dos máximos ouço um "está viciado" ou "não acredito que ainda tenha leite" mas eu oferecço-me para mostrar provas provadinhas de que sim, tem muito leite.

    ReplyDelete