O NÃO é o caminho mais fácil, o caminho em que eu mesmo caio sempre que estou mais cansada, triste, preocupada.
O caminho mais consciencioso mas mais verdadeiro é o de dizer sim sempre, dizer sim de formas inventivas mesmo quando a resposta intrínseca é não.
O caminho da cura e da verdade é dizer um SIM que permita responder às necessidades das crianças e dos adultos adultos envolvidos ao mesmo tempo que se respeitam as regras e normas sociais.
É também o caminho mais difícil, mais demorado, que exige mais de nós mas é um caminho que nos ajuda a crescer.
Dizer sim, meu filho "vamos comprar esse carro de corrida, um dia, vamos pensar em formas de poupar dinheiro para um dia o comprarmos".
Para quê matar os sonhos, desejos e capacidade de escolha das nossas crianças? Para quando crescerem passarem o seu tempo a "curar a criança interior" a construir a sua auto-estima?
Numa relação parental baseada no controlo, o não prevalece. Numa relação parental baseada no respeito às questões difíceis e adversidades respondemos com a a questão "porque não?" e construímos a resposta a partir daí.
Lamento muito que os adultos de hoje estejam tão feridos pelos "nãos da vida" que não consigam ver que, para além do NÂO, existe a abundância e a alegria do SIM e do AMOR INCONDICIONAL
No comments:
Post a Comment