como fazer ensino doméstico?

Olá, 

Não  sei se esta resposta é útil no seu todo, talvez contenha em si uma ou outra dica interessante... é baseada na minha experiência que é  forçosamente, diferente da de outras famílias,  com outras condições  de vida e outras personalidades à mistura...

Acredito que o ensino doméstico (doravante designado ED) tem mais probabilidades de sucesso se for uma escolha que se faz em resposta às  necessidades de uma família  ou criança. Quando escolhemos fazer ED porque acreditamos  ser o melhor para nós,  em dado momento ou situação, temos mais probabilidades  o abraçar como um estilo de vida,  com os seus altos e baixos, as suas dificuldades e benefícios,  do que quando fazemos a mesma escolha impulsionados, por exemplo, pelo medo, ou pela expectativa de sermos capazes de criar seres humanos melhores do que os outros.

Também  acredito que o ED nos permite aprender no mundo, fora das 4 paredes de uma sala de aula, ao nosso  ritmo, de forma individual. Este estar no mundo implica aceita-lo como ele é, com tudo o que tem de bom e de menos bom. Se educar os meus filhos em casa implicar impor-lhes as minhas crianças como única  opção possivel, estou a limitar as suas oportunidades, as suas aprendizagens  e estariam melhor na escola,  onde existe diversidade. 

O ED  não surge, para mim, como uma alternativa  melhor do que o sistema escolar. Eu confio na escola, fui professora e formadora de professores, gosto  da escola. Não pretendo substituir-me ao que o sistema escolar criou e implementa. Pretendo viver e família,  crescer em familia, acompanhar, a tempo inteiro os meus filhos,  brincar,  aprender, trabalhar, viajar, descobrir o mundo com eles, lado a lado. Não  faço  melhor do que a escola, faço  diferente, faço  o que responde  às necessidades dos elementos da minha familia. Para o ano, a resposta às  nossas necessidades pode passarpela escola  e, se assim for, estarei preparada para integrar, da mesma forma activa que me entreguei ao ED.

O  meu mais velho tem 10 anos, está  no quarto ano, nunca foi à escola. A  mais nova tem 5, está  na pré e esteve duas vezes, por alguns meses, no jardim de infância.

RECURSOS:

Como recursos, utilizamos os livros da Plim mas vocês terão os da escola.

Gostamos das revistas do Pelicas, do Montepio. 

Costumo  fazer um raid pela casa e juntar todos os livros de actividades, todas as palavras cruzadas, labirintos, descubra as diferenças  de todos os jornais e revistas. Rasgo as páginas que interessam, guardo em capas de micas, por tema ou grau de dificuldade,  e vou buscar  para fazermos juntos.

Tenho sempre lápis,  marcadores, livros ou páginas de colorir (na net há de tudo), papéis  coloridos, cola, fita cola, tesouras, aquarela, guache, pincéis, cola quente, carimbos, materiais vários, sempre disponiveis, para poderem fazer as suas criações,  a qualquer hora do dia. Se a atenção  deles se vira para alguma destas coisas vou ajudar a montar o espaço e dar mais recursos  de que necessitem.

Preparo cestos de livros, com temas, e espalho pela casa. 

Gosto de preparar sacos surpresa, que para mim são  sacos zip ikea. Consistem em sacos plástico transparentes, com materiais e propostas de actividades que eles possam achar interessantes.  Preparo os sacos, escondo e vou buscar em momentos de crise (aka, a mãe  precisa trabalhar, alguém  está  doente, não  preparei nada para o dia e estou com remorsos, alguém  se aborreceu e não consegue pensar no que quer fazer....);

Faço  girar os brinquedos em caixas. Quando determinado brinquedo desaparece  durante uns meses, é  sempre uma alegria vê-lo reaparecer.  

Temos um jornal de gratidão  no qual  escrevemos as 3 coisas pelas quais estamos gratos em cada dia.

Os jogos tabuleiro  estão  todos à mão. 

Instalei camas de rede dentro  de casa e trampolim na rua (tb os há pequenos,  para a sala).

Aparelhagem  com audio-livros, cd's para dançar  e cd's educativos é  algo essencial para mim. Muitas vezes,  pôr  musica energética e desatar aos saltos, resolve tudo. 

Também  recorremos às  plataformas  on-line, que agora são  gratuitas:
- escola mágica 
- escola virtual
- khan academy (sempre gratuita)
- reading eggs (ainda a pagar)

No youtube, o mais velho gosta de canais informativos:
- Manual do Mundo do Iberê 
- Canal Nostalgia do Filipi Castanhari
- Ponto em Comum do Davi Calazar (não  confimei como se escreve)

Também gostamos muito de jogos de computador:
- Minecraft
- TABS
- Roblox
- Terraria
- Spore
- BMG Drive
- LEGO star wars 
- Scrap Mechanics
- trial Makers

Temos wii e uma consola retro com super Mário, tetris, packman, space invaders e mais 120 jogos que nunca exploramos.

Eu não  gosto de jogar então  limito-me a acompanhar. Vou lendo o que não  conseguem ler em PT ou EN, ajudo com as pesquisas para instalar MODS, o pai dá  todo o apoio the hardware e software. O que cosidero mais importante é andar com o meu caderninho e anotar todos os temas que surgem nos jogos e que despertam interesse, para depois poder dar mais informação  e desenvolver actividades que  vão  ao encontro  desses interesses. 

Para comprar alguns dos jogos é  necessário  abrir conta na Steam. Cuidado  comprar só  o que pode ser jogado no vosso computador.

Temos skipe e messenger para poderem jogar com amigos, a distância.  

Para as artes  ltemos o masterpiece society, estão com aulas gratuitas. 

Para o desenvolvimento pessoal o Big Life Journal é  fantástico.  Tem recursos gratuitos que enviam por mail.

Para as ciências,  o #thedadlab no instagram, é  perfeito. 


ORGANIZAÇÃO:

Eu gosto de pensar em rotinas, me organizar.

RITMO ANUAL:
Primeira parte da minha organização  é  criar um calendário  anual, numa folha A3, e registar todos os dias importantes  de celebrar. Aniversários,  dias festivos da nossa igreja (embora eu não  me considere  católica mas gosto de assinalar  Natal, Páscoa,  são miguel e a sua espada, são  jorge e o dragão,  são  martinho e a sua capa etc... transmitem  valoresbque, para mim, são  muito importantes) mais as celebrações pagãs como os sabats da roda do ano, as celebrações  das estações  do ano,  as  várias  deusas (Mirella Fauer  Anuário  da Grande Mãe, está  on-line), e as efemérides que são imensas e não faltam calendários  on-line que as assinalam. Há que ser criativo e assinalar, por exemplo, datas de nascimento  de artistas e cientistas, pesquisar onde nasceram, como viveram, o que criaram e assim se chega a todos os temas desde a geografia  à história,  da física  à matemática. 

Tudo assinalado no calendário,  permite-me:
-  no incio de cada mês,  procurar histórias,  crafts, receitas  culinárias , práticas que dizem respeito a esse dia ou época. 

Com base neste calendário, cada semana:
- decoro a casa de adordo com a efeméride, 
 Tenho em casa vários  "altares" que vou mudando;
- preparo  o cesto de leitura da semana e os filmes que vamos ver nessa semana, de acordo com as temáticas 
- preparo e imprimo  actividades tb de acordo com os temas

Na véspera dos dias em questão:
Preparao todos os materiais e deixo expostos para serem facilmente descobertos e utilizados ao acordar 

Nos dias em questão:
- introduzo conversas sobre os assuntos
- proponho e realizamos as actividades previstas (ou não   às  vezes não  lhes interessa mesmo nada e fica a minha pesquisa  guardada para melhores dias)

Portanto, sigo  um ritmo anual, que foi o que descrevi acima.

RITMO SEMANAL:
Também  sigo um ritmo semanal e uso esta cábula  para preparar  as actividades e refeições  de cada dia da semana:

Segunda-Feira:
 Lua, violeta, arroz, água, emoções, ilusão
Paz/ Fertilidade/ Harmonia/ Magia/ 
Meditação

Terça-Feira:
 Marte, vermelho, cevada, fogo, acção
Paixão/ Protecção/ Coragem

Quarta-Feira:
 Mercúrio, amarelo, millêt, ar, comunicação
Actividades Mentais/ Início de Viagens

Quinta-Feira:
Júpiter, cor-de-laranja, centeio, fogo, abundância
Prosperidade/ Crescimento/ Expansão

Sexta-Feira:
Vénus, verde, aveia, ar, fertilidade
Amor/ Paixão/ Encontros Especiais/ Reconciliação

Sábado:
Saturno, verde, milho, terra, enraizar, ordenar
Ritualizar Términos/ Encerrar Etapas/ Protecção

Domingo:
Sol, branco, trigo, fogo, movimento
Força/ Poder/ Prosperidade

Tento fazer, em cada dia da semana, sempre o mesmo tipo de coisas. Por exemplo, um dia da semana para as artes, um dia para cozinhar em conjunto, um dia para dançar.... escrevo tento porque se eles querem fazer outra coisa, sigo a direção  deles.

RITMO DIÁRIO:
... e, sigo um ritmo diário:
Acordar (sem despertador)
Pequeno almoço e vitaminas
Actividade do dia
Levar snack às crianças,  sem interromper actividade
Preparar almoco e comer
Ver filmes ou jogar enquanto eu limpo a casa
Sair - que agora vai ser só na rua, sem actividades de grupo ou dentro de portas mas podemos andar de skate, de bicicleta, correr  jogar à macaca, apanhar flores...
De regresso a casa lanchar, pegar nas plataformas de aprendizagem ou livros e praticar um bocadinho.
Brincar, ver tv, jogar
Jantar

Não  tenho horas para nada. Não  interrompo actividades, não  imponho refeições  à mesa, deixo fluir.

OPERACIONALIZÇÃO:

É impossível  uma casa em ED ser tão  arrumada como uma casa csem crianças,  ou crianças na escola.

Não  sou professora, nem empregada, sou a mãe  e vivo o dia a dia com as minhas crianças.  Convido-os a sentar  comigo para ler ou escrever, convido-os a estender a roupa e cozinhar comigo, ou limpar o wc, ou os vidros. Se não  é  o momento  certo, volto  a convidar  noutra altura, ou torno a actividade mais interessante.  Não  é  isso que queremos  que os professores façam  com 20 crianças  diferentes,  ao mesmo tempo? Cativar, motivar, vai exigir preparação  da nossa parte e também que baixemos as nossas expectativas. 

Para não me perder  na cozinha, preparo #mokeyplatters e vou servindo.

A preparação  é  minha responsabilidade  e não  deles.

Não  sou rígida  com nada disto. Por exemplo, montei  uma cama de rede no quarto do mais velho e é  só  isso que eles querem fazer hoje, por isso, não  interfiro. Mas, vem aí   o dia do pai, equinócio  da Primacera, dia mundial da árvore,  dia da poesia, dia da marioneta, da água,  da meteorologia, da tuberculose, Dia internacional para o direito à verdade para as vítimas de graves violações dos direitos humanos, dia do teatro etc.... e vou assinalar tudo, nem que seja com eles a balançar  na cama de rede e eu a ler em voz alta.

Nós somos #unschoolers, não  fazemos escola em casa, os meus meninos  não  tem "dia académico", aprendem com a vivências do dia a dia.

Se for uma abordagem demasiado "solta" para vocês,  precisarão  de criar mais estrutura. Sugiro wue esss estrutura não  seja tão  segmentda que interfira com o processo  de aprendizagem e criativo, isto é,  não interromper o que está  a ser feito num dado momento, em nome da actividade seguinte.

Eu rejo-me por principios que, para mim, são insubstituíveis:
-  a primazia está  na qualidade  do relacionamento entre nós e com o mundo;
- a aprendizagem só  se dá  em ambiente  sereno, seguro e alegre;
- a vida faz-se de momentos e escolhas, se neste momento  fiz uma escolha que gerou desconforto a alguém , no momento seguinte posso escolher repetir as minha acçoes e/ou palavras ou  escolher algo melhor. 

De momento em momento, de escolha em escolha temos vivido estes 10 anos.

Não  será  uma adaptação  fácil,  para os adultos. As crianças  só  precisam de tempo para estarem tranquilas e, naturalmente, começam  a explorar o mundo,  como quando aprenderam a andar, ou a falar. Não  se consegue  impedir um ser humano de aprender, a curiosidade é-lhe inata.

Sugiro que passem as próximas semanas com foco no descanso, diversão  e conexão. Neste tempo os pais aproveitam para pesquisar e preparar a casa, a mente, os recursos necessários  para que o ED possa começar. 

Sugiro também  que desliguem  a tv, sobretudo as notícias e que só  a liguem para ver filmes, documentários,  desenhos animados, tudo o que traga harmonia e felicidade.

E, aproveitem  para aprender e experimentar  também coisas novas,  sejam interessantes  e interessados,. As crianças  aprendem  melhor por imitação.

COMO PASSAR A ED:
Contactar a MEL ou a ANPED, há  datas legais para o fazer e trâmites  a seguir.

Boa sorte.

No comments:

Post a Comment