Não sei se esta resposta é útil no seu todo, talvez contenha em si uma ou outra dica interessante... é baseada na minha experiência que é forçosamente, diferente da de outras famílias, com outras condições de vida e outras personalidades à mistura...
Acredito que o ensino doméstico (doravante designado ED) tem mais probabilidades de sucesso se for uma escolha que se faz em resposta às necessidades de uma família ou criança. Quando escolhemos fazer ED porque acreditamos ser o melhor para nós, em dado momento ou situação, temos mais probabilidades o abraçar como um estilo de vida, com os seus altos e baixos, as suas dificuldades e benefícios, do que quando fazemos a mesma escolha impulsionados, por exemplo, pelo medo, ou pela expectativa de sermos capazes de criar seres humanos melhores do que os outros.
Também acredito que o ED nos permite aprender no mundo, fora das 4 paredes de uma sala de aula, ao nosso ritmo, de forma individual. Este estar no mundo implica aceita-lo como ele é, com tudo o que tem de bom e de menos bom. Se educar os meus filhos em casa implicar impor-lhes as minhas crianças como única opção possivel, estou a limitar as suas oportunidades, as suas aprendizagens e estariam melhor na escola, onde existe diversidade.
O ED não surge, para mim, como uma alternativa melhor do que o sistema escolar. Eu confio na escola, fui professora e formadora de professores, gosto da escola. Não pretendo substituir-me ao que o sistema escolar criou e implementa. Pretendo viver e família, crescer em familia, acompanhar, a tempo inteiro os meus filhos, brincar, aprender, trabalhar, viajar, descobrir o mundo com eles, lado a lado. Não faço melhor do que a escola, faço diferente, faço o que responde às necessidades dos elementos da minha familia. Para o ano, a resposta às nossas necessidades pode passarpela escola e, se assim for, estarei preparada para integrar, da mesma forma activa que me entreguei ao ED.
O meu mais velho tem 10 anos, está no quarto ano, nunca foi à escola. A mais nova tem 5, está na pré e esteve duas vezes, por alguns meses, no jardim de infância.
RECURSOS:
Como recursos, utilizamos os livros da Plim mas vocês terão os da escola.
Gostamos das revistas do Pelicas, do Montepio.
Costumo fazer um raid pela casa e juntar todos os livros de actividades, todas as palavras cruzadas, labirintos, descubra as diferenças de todos os jornais e revistas. Rasgo as páginas que interessam, guardo em capas de micas, por tema ou grau de dificuldade, e vou buscar para fazermos juntos.
Tenho sempre lápis, marcadores, livros ou páginas de colorir (na net há de tudo), papéis coloridos, cola, fita cola, tesouras, aquarela, guache, pincéis, cola quente, carimbos, materiais vários, sempre disponiveis, para poderem fazer as suas criações, a qualquer hora do dia. Se a atenção deles se vira para alguma destas coisas vou ajudar a montar o espaço e dar mais recursos de que necessitem.
Preparo cestos de livros, com temas, e espalho pela casa.
Gosto de preparar sacos surpresa, que para mim são sacos zip ikea. Consistem em sacos plástico transparentes, com materiais e propostas de actividades que eles possam achar interessantes. Preparo os sacos, escondo e vou buscar em momentos de crise (aka, a mãe precisa trabalhar, alguém está doente, não preparei nada para o dia e estou com remorsos, alguém se aborreceu e não consegue pensar no que quer fazer....);
Faço girar os brinquedos em caixas. Quando determinado brinquedo desaparece durante uns meses, é sempre uma alegria vê-lo reaparecer.
Temos um jornal de gratidão no qual escrevemos as 3 coisas pelas quais estamos gratos em cada dia.
Os jogos tabuleiro estão todos à mão.
Instalei camas de rede dentro de casa e trampolim na rua (tb os há pequenos, para a sala).
Aparelhagem com audio-livros, cd's para dançar e cd's educativos é algo essencial para mim. Muitas vezes, pôr musica energética e desatar aos saltos, resolve tudo.
Também recorremos às plataformas on-line, que agora são gratuitas:
- escola mágica
- escola virtual
- khan academy (sempre gratuita)
- reading eggs (ainda a pagar)
No youtube, o mais velho gosta de canais informativos:
- Manual do Mundo do Iberê
- Canal Nostalgia do Filipi Castanhari
- Ponto em Comum do Davi Calazar (não confimei como se escreve)
Também gostamos muito de jogos de computador:
- Minecraft
- TABS
- Roblox
- Terraria
- Spore
- BMG Drive
- LEGO star wars
- Scrap Mechanics
- trial Makers
Temos wii e uma consola retro com super Mário, tetris, packman, space invaders e mais 120 jogos que nunca exploramos.
Eu não gosto de jogar então limito-me a acompanhar. Vou lendo o que não conseguem ler em PT ou EN, ajudo com as pesquisas para instalar MODS, o pai dá todo o apoio the hardware e software. O que cosidero mais importante é andar com o meu caderninho e anotar todos os temas que surgem nos jogos e que despertam interesse, para depois poder dar mais informação e desenvolver actividades que vão ao encontro desses interesses.
Para comprar alguns dos jogos é necessário abrir conta na Steam. Cuidado comprar só o que pode ser jogado no vosso computador.
Temos skipe e messenger para poderem jogar com amigos, a distância.
Para as artes ltemos o masterpiece society, estão com aulas gratuitas.
Para o desenvolvimento pessoal o Big Life Journal é fantástico. Tem recursos gratuitos que enviam por mail.
Para as ciências, o #thedadlab no instagram, é perfeito.
ORGANIZAÇÃO:
Eu gosto de pensar em rotinas, me organizar.
RITMO ANUAL:
Primeira parte da minha organização é criar um calendário anual, numa folha A3, e registar todos os dias importantes de celebrar. Aniversários, dias festivos da nossa igreja (embora eu não me considere católica mas gosto de assinalar Natal, Páscoa, são miguel e a sua espada, são jorge e o dragão, são martinho e a sua capa etc... transmitem valoresbque, para mim, são muito importantes) mais as celebrações pagãs como os sabats da roda do ano, as celebrações das estações do ano, as várias deusas (Mirella Fauer Anuário da Grande Mãe, está on-line), e as efemérides que são imensas e não faltam calendários on-line que as assinalam. Há que ser criativo e assinalar, por exemplo, datas de nascimento de artistas e cientistas, pesquisar onde nasceram, como viveram, o que criaram e assim se chega a todos os temas desde a geografia à história, da física à matemática.
Tudo assinalado no calendário, permite-me:
- no incio de cada mês, procurar histórias, crafts, receitas culinárias , práticas que dizem respeito a esse dia ou época.
Com base neste calendário, cada semana:
- decoro a casa de adordo com a efeméride,
Tenho em casa vários "altares" que vou mudando;
- preparo o cesto de leitura da semana e os filmes que vamos ver nessa semana, de acordo com as temáticas
- preparo e imprimo actividades tb de acordo com os temas
Na véspera dos dias em questão:
Preparao todos os materiais e deixo expostos para serem facilmente descobertos e utilizados ao acordar
Nos dias em questão:
- introduzo conversas sobre os assuntos
- proponho e realizamos as actividades previstas (ou não às vezes não lhes interessa mesmo nada e fica a minha pesquisa guardada para melhores dias)
Portanto, sigo um ritmo anual, que foi o que descrevi acima.
RITMO SEMANAL:
Também sigo um ritmo semanal e uso esta cábula para preparar as actividades e refeições de cada dia da semana:
Segunda-Feira:
Lua, violeta, arroz, água, emoções, ilusão
Paz/ Fertilidade/ Harmonia/ Magia/
Meditação
Terça-Feira:
Marte, vermelho, cevada, fogo, acção
Paixão/ Protecção/ Coragem
Quarta-Feira:
Mercúrio, amarelo, millêt, ar, comunicação
Actividades Mentais/ Início de Viagens
Quinta-Feira:
Júpiter, cor-de-laranja, centeio, fogo, abundância
Prosperidade/ Crescimento/ Expansão
Sexta-Feira:
Vénus, verde, aveia, ar, fertilidade
Amor/ Paixão/ Encontros Especiais/ Reconciliação
Sábado:
Saturno, verde, milho, terra, enraizar, ordenar
Ritualizar Términos/ Encerrar Etapas/ Protecção
Domingo:
Sol, branco, trigo, fogo, movimento
Força/ Poder/ Prosperidade
Tento fazer, em cada dia da semana, sempre o mesmo tipo de coisas. Por exemplo, um dia da semana para as artes, um dia para cozinhar em conjunto, um dia para dançar.... escrevo tento porque se eles querem fazer outra coisa, sigo a direção deles.
RITMO DIÁRIO:
... e, sigo um ritmo diário:
Acordar (sem despertador)
Pequeno almoço e vitaminas
Actividade do dia
Levar snack às crianças, sem interromper actividade
Preparar almoco e comer
Ver filmes ou jogar enquanto eu limpo a casa
Sair - que agora vai ser só na rua, sem actividades de grupo ou dentro de portas mas podemos andar de skate, de bicicleta, correr jogar à macaca, apanhar flores...
De regresso a casa lanchar, pegar nas plataformas de aprendizagem ou livros e praticar um bocadinho.
Brincar, ver tv, jogar
Jantar
Não tenho horas para nada. Não interrompo actividades, não imponho refeições à mesa, deixo fluir.
OPERACIONALIZÇÃO:
É impossível uma casa em ED ser tão arrumada como uma casa csem crianças, ou crianças na escola.
Não sou professora, nem empregada, sou a mãe e vivo o dia a dia com as minhas crianças. Convido-os a sentar comigo para ler ou escrever, convido-os a estender a roupa e cozinhar comigo, ou limpar o wc, ou os vidros. Se não é o momento certo, volto a convidar noutra altura, ou torno a actividade mais interessante. Não é isso que queremos que os professores façam com 20 crianças diferentes, ao mesmo tempo? Cativar, motivar, vai exigir preparação da nossa parte e também que baixemos as nossas expectativas.
Para não me perder na cozinha, preparo #mokeyplatters e vou servindo.
A preparação é minha responsabilidade e não deles.
Não sou rígida com nada disto. Por exemplo, montei uma cama de rede no quarto do mais velho e é só isso que eles querem fazer hoje, por isso, não interfiro. Mas, vem aí o dia do pai, equinócio da Primacera, dia mundial da árvore, dia da poesia, dia da marioneta, da água, da meteorologia, da tuberculose, Dia internacional para o direito à verdade para as vítimas de graves violações dos direitos humanos, dia do teatro etc.... e vou assinalar tudo, nem que seja com eles a balançar na cama de rede e eu a ler em voz alta.
Nós somos #unschoolers, não fazemos escola em casa, os meus meninos não tem "dia académico", aprendem com a vivências do dia a dia.
Se for uma abordagem demasiado "solta" para vocês, precisarão de criar mais estrutura. Sugiro wue esss estrutura não seja tão segmentda que interfira com o processo de aprendizagem e criativo, isto é, não interromper o que está a ser feito num dado momento, em nome da actividade seguinte.
Eu rejo-me por principios que, para mim, são insubstituíveis:
- a primazia está na qualidade do relacionamento entre nós e com o mundo;
- a aprendizagem só se dá em ambiente sereno, seguro e alegre;
- a vida faz-se de momentos e escolhas, se neste momento fiz uma escolha que gerou desconforto a alguém , no momento seguinte posso escolher repetir as minha acçoes e/ou palavras ou escolher algo melhor.
De momento em momento, de escolha em escolha temos vivido estes 10 anos.
Não será uma adaptação fácil, para os adultos. As crianças só precisam de tempo para estarem tranquilas e, naturalmente, começam a explorar o mundo, como quando aprenderam a andar, ou a falar. Não se consegue impedir um ser humano de aprender, a curiosidade é-lhe inata.
Sugiro que passem as próximas semanas com foco no descanso, diversão e conexão. Neste tempo os pais aproveitam para pesquisar e preparar a casa, a mente, os recursos necessários para que o ED possa começar.
Sugiro também que desliguem a tv, sobretudo as notícias e que só a liguem para ver filmes, documentários, desenhos animados, tudo o que traga harmonia e felicidade.
E, aproveitem para aprender e experimentar também coisas novas, sejam interessantes e interessados,. As crianças aprendem melhor por imitação.
COMO PASSAR A ED:
Contactar a MEL ou a ANPED, há datas legais para o fazer e trâmites a seguir.
Boa sorte.
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