Do you speak English? | Parlais vous Français?

Remedios Caseiros para as doenças do frio


O essencial em caso de problemas respiratórios, constipações e estados febris é agasalhar-se, não fazer esforços, alimentar-se de forma nutritiva e descansar muito, de forma a dar ao corpo a oportunidade de lutar contra os agentes infecciosos e/ou eliminar a mucosidade.  


No entanto, há pequenas coisas que podemos fazer para ajudar o organismo a recuperar:

Alimentação: 


Os problemas respiratórios, congestão nasal e as chamadas constipações, podem ser provocadas por uma alergia alimentar como, por exemplo trigo ou milho. Neste caso, o excesso de muco e a febre são formas de eliminação/limpeza do organismo (Pesquisar dieta GASPS).

É frequente um 
desequilíbrio da Candida Albican, i.e. um desequilíbrio na flora intestinal, levar a estados "gripais", constipações frequentes e febres. O intestino corresponde a 3/4 do nosso sistema imunitário -  com fermentações e crescimento desregulado de cândida podem-se dar sintomas muito diversificados que exploro aqui.


Em todos os desequilíbrios do sistema imunitário - incluindo as simples constipações - é importante equilibrar o intestino com probióticos. Consumir Kefir, legumes fermentados. Como saber se necessitamos de fermentados?


Eliminar temporariamente da alimentação, leite e derivados, laranjas, batatas, farinhas brancas e açúcar. Aumentam a produção de muco e tornam-no mais espesso.

Beber muitos líquidos. 

O alho é um antibiótico natural.O alho é o mais forte remédio herbal no combate à bronquite e pneumonia. 


Consumir alho cru até que o hálito seja de alho pois isso significa que os óleos voláteis do alho chegaram aos pulmões, que é exactamente onde se pretende que estejam, a matar as bactérias ou micoplasma.



A camomila ajuda a aliviar o desconforto, a insónia, a dor e a febre.
  
Atenção, há quem defenda se pode dar equinácia às crianças mas também há quem defenda não está indicada para menores de 5 anos. A maioria das tinturas tem alcool na composição, se decidir administrar equinácia, optar por uma solução sem álcool.

Atenção, o mel não deve ser administrado a menores de um ano pois pode causar butolismo. 


" O problema de dar mel ao bebê é que pode haver esporos da bactéria Clostridium botulinum, que provoca o botulismo. Não importa a marca ou a procedência do mel, o perigo sempre existe. Como o sistema imunológico dos bebês ainda não está maduro, eles podem pegar uma forma da doença chamada botulismo infantil. Bebês de até 6 meses são especialmente vulneráveis, mas os médicos recomendam que se espere até a criança ter pelo menos 1 ano para dar mel."

Amamentação: 

No caso de bebés amamentados, manter a amamentação em livre demanda, i.e., sem horários e sempre que o bebé pede, mesmo que pareça que fica a dormir na mama ou só a chuchar. Dar de mamar sempre que o bebé pede, mesmo quando parece que está a mamar 24h/ dia, 7 dias/ semana. 


Também em caso de crianças amamentadas a mãe pode reforçar o consumo de probióticos e vit C.


Se a mãe está doente e a criança não, continuar a amamentar pois os anticorpos que combatem a doença no corpo da mãe passarão, através do leite materno, para a criança amamentada. Mesmo que esta venha a ficar doente, nunca será tão forte como os sintomas experienciados pela mãe.


Medidas SOS:

Elevar a cabeça enquanto se dorme (por exemplo, com almofada por baixo do colchão).




Limpar o nariz com azeite, oleo de côco para não magoar a criança.

Reflexologia podal - 


Arejar muito bem a casa de manhã e desumidificar de tarde.

Apanhar sol.

 
Actuação em problemas das vias respiratórias (gripes, constipações):


Massagem ao peito, costas, atrás das orelhas e pés com óleos essenciais diluídos. 

A base pode ser em azeite, óleo de côco, óleo de sésamo, óleo de amêndoas doces. 

Bastam 3 gotas de óleo essencial em duas colheres de sopa de óleo base. Os óleos indicados para as vias respiratórias são o de eucalipto, orégãos 

Banho com sais de Epson




Massagem aos pés com alho cru.


Massagem aos pés com óleo de oregãos diluído em azeite virgem. Muito eficaz também para recém nascidos.


Massagem corporal de alho: Mergulhar alho cru em azeite e deixar repousar durante a noite. 

Massajar todo o corpo com especial atenção para a o peito, costas, atrás das orelhas, pescoço, pés e debaixo do nariz.  Se desejar, adicionar algumas gotas de óleo essencial de eucalipto ou menta para aumentar a acção descongestionante e perfumar.

Master Tonic e Tónico de alho: colocar 1 dente de alho às rodelas num copo, cobrir com mel cru ou óleo de côco ou azeite. Aquecer levemente só para que os óleos se movam (essencialmente no caso do óleo de côco que tente a solidificar) e deixar repousar 10 a 15 minutos.  Retirar o alho e adicionar sumo ou leite de côco. Repetir a operação 2 a 3 vezes ao dia, especialmente antes de ir dormir. 


Alho cru na alimentação. Picado no arroz, barrado no pão....


Infusão de alho: cobrir alguns dentes de alho esmagados com água  a ferver, limão e mel.
Decoções sabugueiro, calêndula, flores trevo vermelho, equinacia,  pau d’arco,  rosa mosqueta. Adicionar brandy e mel para aumentar o tempo de preservação ou guardar no frigorífico.



Infusão de equinácia (2 a 3 chávena por dia) ou tintura de equinácia (segundo prescrição).

Infusão ou salada de folhas de chagas (capuchinhos);


Descongestionante e expectorante:


Beber algumas gotas de vinagre de sidra biológico, não processado,  pára quase instantaneamente, a secreção de muco e a resposta histamínica – 1 colher de chá em 8 a 16 ml de água ou sumo;


Infusão de Nepeta cataria, pimenta, ginseng e canela, adoçado com mel;

Infusão de tomilho é anti-expectorante e  preventivo das constipações;



Beber sumo de uva;


Limpar o nariz com leite materno;
Banho de gengibre ralado;

Banho de folhas de eucalipto e  beber infusão de folhas de eucalipto;


Tosse:


1# - Xarope de cebola -  Picar cebola e alho e adicionar sumo de limão e mel cru, deixar repousar 1 noite, coar, adicionar água e beber uma colher de sopa várias vezes ao dia;

2# - Xarope de cebola -  Cortar a cebola fininha, colocar num prato fundo e cobrir com açúcar (o o que o substitua para a família em causa, deixar repousar toda a noite na almofada em que dorme a pessoa doente para que inale os fluídos, no dia seguinte ingerir o líquido libertado pela cebola;

Homeopatia para "leigos":

- nysikind - nariz entupido
- tussikind - tosse
- imostussim - fortalecimento do sistema imunitário

(cá em casa, funciona)
Heal thy self Facebook:
https://www.facebook.com/HealThyself/posts/127100824019924
https://www.facebook.com/HealThyself/posts/151370931581413

https://www.facebook.com/HealThyself/posts/146661388700694

https://www.facebook.com/HealThyself/posts/122525631138387





Gratidão ♥ *•.¸Paz¸.•♥•.¸Amor¸.•♥•.¸Sabedoria¸♥ •.¸Prazer¸.•♥•.¸Alegria¸.•♥•.¸¸ Vida

No comments:

Post a Comment